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A arte de gerenciar serviços

Gestão

 O Brasil está caminhando a passos largos para uma economia de serviços. A participação dos serviços no montante do PIB nacional é cada vez maior, por diferentes razões. Porém, a gestão de serviços percorre um caminho diferente da gestão de produtos.  Ou seja, para novos mapas, exigem-se novas rotas.  As novas rotas na gestão de serviços passam principalmente pelas pessoas.  Portanto, contratar virou um processo importante, caro e delicado para as organizações de serviços.  Treinar virou pré-requisito para manter o conhecimento atualizado.  Reter os talentos, virou fator crítico de sucesso.  No passado, para um trabalhador comum, o dia era dividido entre trabalho e lazer. Hoje ele está dividido entre trabalho, lazer e aprendizagem continua.  As empresas de serviços inteligentes seguem a lógica de contratar profissionais que não necessariamente saibam tudo, mas que demonstrem desejo por aprender continuamente.  O outro pilar da gestão de serviços é o processo.  É quando deve-se compreender que neste âmbito, a arte sobrepõe a ciência.

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