Artigos


Gestão, Estratégia e Administração

Título - ALIANÇAS: IMPERATIVO DA GLOBALIZAÇÃO

L A Costacurta Junqueira

Estratégias de Parcerias para Um Mundo Repleto de Negociações

A Vantagem das Alianças

a Arte de Criar Valor

Através de Parcerias

Yves L Doz

Gary Hamel

Qualitymark Editora, 320 p, 2000

 

A globalização da economia, a rapidez das mudanças, o desenvolvimento tecnológico, a intensificação da concorrência são alguns dos motivos que tornaram cada vez mais necessária a formação de alianças estratégicas.

A necessidade das alianças foi ainda mais acelerada pelos processos de downsizing, redução dos níveis hierárquicos, segmentação da produção regionalização dessa mesma produção.

Enfim, todo o contexto atual favorece o lema "um por todos e todos por um".

O livro de Doz e Hamel aborda as alianças no aspectos do presente e futuro, especialmente, no segundo enfatizando que "a maioria das colaborações envolve o estabelecimento e o gerenciamento de joint ventures em áreas bem definidas, buscando conter e compartilhar riscos conhecidos, e não para criar um futuro promissor".

Os autores colocam que as verdadeiras alianças estratégicas implicam em:

  • Haver uma grande dose de incerteza e ambigüidade
  • A criação de valor não é predeterminada
  • O relacionamento da parceria não evolui de forma previsível
  • O aliado de hoje pode ser o rival de amanhã
  • Os acordos têm menos a ver com o sucesso do que a adaptabilidade à mudança

Os capítulos mais interessantes são o 2º que trata dos alicerces para formação de alianças, 5º que aborda a gestão de conflitos durante as alianças, 8º que analisa os processos cooperativos durante as mudanças estratégicas.

Um dos grandes méritos do livro é sua abordagem prática/operacional, culminando com um check list sobre o desenvolvimento de alianças (apêndice)

Quais as eventuais lacunas do livro?

Talvez ir um pouco mais fundo nos aspectos comportamentais. Ser tão operacional nesses aspectos como o é na parte tecnológica. Há um certo tom de "receita de bolo" uma ênfase demasiada em tecnologia, em detrimento dos principais atores do processo, as pessoas.

Outra ausência é o tema negociação; não existe parceria/aliança sem negociação. Acreditamos que o livro deveria colocar mais ênfase nesse assunto, finalizando, acreditamos que a grande contribuição da obra de Doz e Hamel é a abordagem do processo de alianças dentro de uma perspectiva de longo prazo (10 anos). Sua abordagem é que a criação de valor nas alianças depende da capacidade dos parceiros administrarem os seus próprios atritos e as surpresas apresentadas pela concorrência.

Consultor -  L A COSTACURTA JUNQUEIRA / VICE PRESIDENTE DO INSTITUTO MVC – M. VIANNA COSTACURTA ESTRATÉGIA E HUMANISMO

Voltar    

Imprimir Fale com o Instituto MVC