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Gestão financeira – impactos nas outras áreas

FASE - I

1ª Etapa: Diagnóstico Inicial - Presencial (01 dia)

 

Realizado até 20 dias antes do programa, tem como objetivos:

 

 

OBS.: A não realização desta etapa poderá trazer prejuízos para a adequação do trabalho às expectativas do cliente, bem como para a posterior mensuração de resultados e aplicação da Política de Garantia.

 

2ª Etapa: Assessment – À distância

 

Realizado no início e no final do programa, tem como objetivos:

 

Baseados nas definições do plano (que devem ter sido aceitas e aprovadas por RH e pela área cliente) aplicaremos os instrumentos de avaliação, em formato on line via web. Dessa forma é possível definir os gaps de desempenho.

 

 

FASE - II

1ª Etapa: Palestra de Abertura

 

Sem qualquer custo, o Instituto MVC oferece à CLIENTE a realização de uma PALESTRA, de até 01 hora, tema a ser escolhido, dentre os assuntos constantes desta proposta. Esta condição é valida para realização na manhã do primeiro dia do primeiro módulo presencial.

 

A palestra pode e deve ser usada como mensagem de parceria, benchmarking, fortalecimento da imagem da organização, envolvimento dos “atores” do processo, etc.

 

 

2ª Etapa: Módulos Presenciais

 

Módulo I - Trade Marketing para a Força de Vendas (16 horas – 2 dias)

 

Objetivos:

 

Conteúdo Programático

Trade Marketing x Marketing do Trade

 

Plano de Trade Marketing

 

Varejo – visão mais estratégica como direção do operacional

 

O acesso ao mercado – Visão de canais de distribuição

 

Accountable Trade Marketing 

 

Módulo II - Finanças e Contabilidade Aplicadas à Equipe Comercial (16 horas – 2 dias)

 

I - Visão geral sobre contabilidade e finanças

Foco: visão geral sobre a gestão financeira nas organizações

 

Tempo: 2 horas 

 

Estratégia:

 

Conteúdo Programático

Introdução

 

Lucro, caixa e valor

 

A linguagem dos negócios

 

Principais demonstrações

 

II - Avaliação de desempenho

Foco: trata a avaliação de desempenho da entidade, dentro de uma abordagem preponderantemente financeira.

 

Tempo: 2 horas 

 

Estratégia:

 

Conteúdo Programático

Objetivos  e limitações da análise das demonstrações;

 

Indicadores Gerais

 

Indicadores específicos da organização;

 

Relacionamento entre as análises.

 

III - Análise e gestão de gastos (custos, despesas, investimentos e perdas)

Foco: particularizar a análise sobre custos nas organizações

 

Tempo: 4 horas 

 

Estratégia:

 

Conteúdo Programático

Gestão nas organizações

      

Conceitos gerais e aplicabilidade 

 

Especificação de custos

 

IV - Gestão financeira da empresa

Foco: nas questões do capital de giro e custo do dinheiro

 

Tempo: 4 horas 

 

Estratégia:

 

Conteúdo Programático

Componentes da gestão financeira na empresa

 

Capital de giro

 

Estrutura e custo de capital

 

V - Análise de investimentos

Foco: na operacionalização de decisões de retorno de longo prazo

 

Tempo: 4 horas 

 

Estratégia:

 

Conteúdo Programático

Investimentos das organizações

 

Estrutura de um projeto

     

Métodos de avaliação de projetos de investimentos

  

Resultado econômico e resultado financeiro

 

Módulo III - Liderança de Equipes Comerciais (16 horas – 2 dias)

Objetivos:

 

Conteúdo Programático 

O Papel do Gestor Comercial

 

Os Desafios da Liderança na Área Comercial

 

Coaching e Feedback – Ferramentas para Potencializar os Resultados da Equipe.

  

Gestão do Tempo e Produtividade na Área Comercial

 

Módulo IV - Pré e Pós-Venda (16 horas – 2 dias)

 

Objetivos:

 

Conteúdo Programático 

 

Metodologia

O programa será de natureza eminentemente prática. A metodologia comportamental-cognitiva norteará os debates e intervenções com o objetivo de valorizar experiências anteriores dos participantes ao mesmo tempo em que são discutidos novos comportamentos e práticas capazes de facilitar a superação dos desafios do presente.

 

O grupo será incentivado a aplicar, imediatamente, o conteúdo das sessões na solução dos seus problemas específicos (pessoais e organizacionais).

 

A metodologia a ser utilizada privilegiará a vivência dramatizada dos conceitos, através de uma abordagem dedutiva, isto é, a vivência de uma situação, e somente após isso o respaldo de uma abordagem teórica. 

 

Casos, exercícios e dramatizações tomarão 80% do tempo do programa.

 

No ato de inscrição o participante poderá receber alguns trabalhos preparatórios que deverão ser elaborados por ele e/ou seus pares e devolvidos obrigatoriamente ao Instituto MVC até 15 dias antes do início do respectivo Módulo.

 

Quando do início de cada módulo os participantes serão instados a responder a um instrumento de autodiagnostico.

 

Ao final do evento cada participante deverá ter elaborado um Plano de Retorno ao Trabalho a ser apresentado e discutido com o respectivo superior hierárquico, em até 15 dias após o respectivo Módulo/Evento (viabilidade, logística e follow-up a cargo de T&D/Gestão de Pessoas).

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