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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

Roteiro do processo de desenvolvimento

 

1º Encontro - Marketing e Comercial

Discussão do tema marketing e vendas à luz da situação da empresa, trabalhando as percepções existentes no grupo. O objetivo desta parte é definir a função das áreas de marketing e vendas no processo comercial do CLIENTE com seus limites e responsabilidades.

 

Módulo I – Marketing x Vendas

 

Marketing e Comercial

 

Módulo II – O plano de Marketing

1ª parte: Sumário Executivo

 

2ª parte: Situação Atual de Marketing

 

3ª parte: Análise das Oportunidades, Ameaças, Forças e Franquezas.

 

4ª parte: Objetivos

 

5ª parte: Estratégia de Marketing

 

6ª parte: Programas de Ação

 

7ª parte: Demonstração de Resultado Projetado

 

8ª parte: Controle de Marketing

 

Modulo III - O plano de Vendas

1ª PARTE: Sumário Executivo

 

2ª PARTE: Análise de Oportunidades

 

3ª PARTE: Metas de Performance

 

4ª PARTE: Estratégias de Vendas

 

5ª PARTE: Implementação do Plano de Vendas e Controle

 

6ª PARTE: Orçamento de Vendas e Recursos Chaves

 

Encontro - Marketing

O objetivo deste segundo encontro é rever, passo a passo, o desenvolvimento do Plano de Marketing, baseado no roteiro do plano proposto, onde poderão ser avaliadas as principais dificuldades encontradas, os assuntos irrelevantes a um plano e as áreas fundamentais para sua melhor execução.

O esperado ao final do encontro será profissionais preparados para planejar, implementar e controlar um Plano de Marketing, pensando e agindo tendo como referência o documento aprovado por todos.

Como produzir um plano de marketing leva tempo intervenções por conference call deveriam ser previstas, pelo menos uma cada quinzena até a aprovação do plano pela direção da empresa. A duração de cada conference call será definida a cada nova etapa de discussão.

 

METODOLOGIA

O programa será de natureza eminentemente prática. A metodologia comportamental-cognitiva norteará os debates e intervenções com o objetivo de valorizar experiências anteriores dos participantes ao mesmo tempo em que são discutidos novos comportamentos e práticas capazes de facilitar a superação dos desafios do presente.

O grupo será incentivado a aplicar, imediatamente, o conteúdo das sessões na solução dos seus problemas específicos (pessoais e organizacionais).

A metodologia a ser utilizada privilegiará a vivência dramatizada dos conceitos, através de uma abordagem dedutiva, isto é, a vivência de uma situação, e somente após isso o respaldo de uma abordagem teórica.

No ato de inscrição o participante poderá receber alguns trabalhos preparatórios que deverão ser elaborados por ele e/ou seus pares e devolvidos obrigatoriamente ao Instituto MVC até 15 dias antes do início do respectivo Módulo.

Quando do início de cada encontro os participantes serão instados a responder a um instrumento de autodiagnostico.

 

 

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